Normas de Publicação

REGLAS DE PUBLICACIÓN - ES

NORMES DE PUBLICATION - FR

GUIDE FOR AUTHORS - EN

I. INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

1. Envio de Propostas

a) Os trabalhos propostos à Vista devem ser submetidos eletronicamente, através do endereço vista.culturavisual@gmail.com.

b) Os ficheiros com a proposta de artigo devem ser colocados em anexo, em  formato editável (.doc, .docx, .rtf, OpenOffice), não sendo aceite o formato PDF.

c) Todos os textos devem vir acompanhados, no corpo de texto, pela identificação do(s) autor(es), filiações institucionais e endereço(s) de e-mail.

d) Cada artigo deve ser acompanhado, no corpo do texto, por um resumo em três idiomas (língua de escrita + Português e Inglês), com o máximo de 250 palavras e com 3 a 5 palavras-chave.

e) Caso o artigo inclua imagens (fotografias, mapas, gráficos, vídeos...), estas deverão ser enviadas separadamente (de acordo com as indicações estipuladas para Material gráfico e Elementos Visuais).

f) Juntamente com os artigos deverão ser enviados os seguintes documentos:  f1) Declaração assinada por todos os autores, atestando i) que o texto é original; ii) que sobre ele não pendem conflitos de interesse; f2) Declaração de transferência dos direitos de autor.

 

2. Dimensão do artigo

Os textos não devem exceder 8000 palavrasno total (recomendado 6000-8000); Os resumos e referências bibliográficas não integram esta contagem.

 

3. Idioma do artigo

a) A Vistaabarca publicações em Português, Inglês, Espanhol e Francês.

b) Todas as citações, que não estejam escritas nestes quatro idiomas, devem ser traduzidas para a língua do artigo. A versão original da citação traduzida deve ser colocada em nota de rodapé.

 

 

II. NORMAS DE PUBLICAÇÃO

 

1. Formato do Texto e Convenções Tipográficas

- título – Arial 11, negrito, máximo de 12 palavras.

- resumo – Arial 10, máximo de 250 palavras, com indicação de 3 a 5 palavras-chave, a seguir ao resumo, nas suas diferentes línguas.

- corpo de texto –Arial 11, alinhamento justificado, espaçamento 1,5.

- título dos capítulos - dois níveis de titulação, no máximo, com numeração árabe e sem numeração nos casos da Introdução e Conclusão.

- citações - abrir e fechar com aspas (“”) em texto corrido, quando as citações não tiverem mais de 40 palavras; se têm mais do que 40 palavras, estas devem ser entalhadas e transcritas sem aspas, não-itálico e em Arial 10.

- notas de rodapé - numeração árabe, sem parênteses, Arial 9, espaçamento 1,5. Os rodapés não deverão ter avanço no primeiro parágrafo.

- estrangeirismos - Os vocábulos em língua estrangeira devem ser formatados em itálico.

 

2. Material gráfico e Elementos Visuais

Os elementos não-textuais – e.g. quadros, gráficos, imagens ou vídeo – devem ser identificados com numeração árabe contínua e ser enviados separadamente, em ficheiros de formato JPEG, TIFF ou vetorial EPS com uma resolução mínima de 300 dpi. No caso de tratar de vídeos, aceitam-se ficheiros avi, mp4, mkv e mov. Cada ficheiro é nomeado com o número que indica a ordem pela qual estas imagens surgem no artigo. No corpo de texto deve constar, em cada um dos locais adequados, o número referente ao elemento visual e a respetiva legenda.

 

3. Agradecimentos e financiamentos

Devem ser colocados no final do artigo, pela ordem indicada, anterior às referências bibliográficas. A identificação da entidade de financiamento deve conter a designação por extenso. No caso de mais que uma entidade, as referências são separadas por ponto e vírgula, sendo a última da lista precedida por “e”.

 

4.Referências

a) Referências no Corpo do Texto

Devem seguir a Norma APA (Sexta Edição), de acordo com os seguintes exemplos: 

- um autor: (Didi-Huberman, 2012)

- um autor, página específica: (Didi-Huberman, 2012: 63)

- dois autores: (Evans & Hall, 1999)

- três autores: (Howard, Thompson & Waterton, 2013)

- mais de três autores: (Andriopoulos et al., 2001)

- vários autores e várias obras enumerados segundo i) ordem de publicação  ii) ordem alfabética: (Harper, 1998; Prosser, 1998; Rose, 2000; Banks, 2001; Pink, 2013).

 

b) Lista de Referências

Deve ser ordenada alfabeticamente segundo o último apelido do autor, colocada no final do artigo e conter apenas as obras referenciadas no texto. Deve seguir a Norma APA (Sexta Edição), de acordo com os exemplos:

- livro: Siegert, B. (1999). Relays: Literature as an Epoch of the Postal System. Stanford: Stanford University Press.

 

- capítulo/artigo numa obra coletiva: Peters, J. D. (2010) Mass media, in Mitchell & Hansen (ed.). Critical Terms for Media Studies (pp.266-279). Londres: The University of Chicago Press.

- artigo numa revista impressa: Santaella, L (2009). O pluralismo pós-utópico da arte. Revista ARS, Vol. 7 Nº 14, 131-151.

 

- artigo numa revista on-line: Santaella, L (2009). O pluralismo pós-utópico da arte. Revista ARS, Vol. 7 Nº 14. Consultado em:http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3057.

 

 

A Vista baseia as suas normas de publicação no Manual de Publicação da Associação Americana de Psicologia (6ª edição). Recomenda-se por isso vivamente a consulta deste manual por forma a clarificar todos os aspetos não mencionados nas nossas instruções.