Chamada de Trabalhos

vista nº 4 |  Cultura visual, digital e mediática: Imagens entre gerações

Editoras convidadas: Ana Pérez Escoda (UNIR/Universidade Nebrija), Maria José Brites (Universidade Lusófona do Porto/CICANT) e Inês Amaral (Universidade de Coimbra)

 

 

 O contexto social marcado pela cultura de convergência mediática, em conjunto com a proliferação dos dispositivos digitais ligados à Internet e a sua penetração junto da população, conferiram relevância, mais do que nunca, à cultura mediática e visual. Meios digitais e imagens conduziram aos estudos das práticas de consumidores e produtores de imagens, de acordo com os aspetos sociais e os contextos culturais inerentes. 

O enfoque multidisciplinar da educação mediática e digital adiciona-se à questão intergeracional. Estas são as ideias de partida deste número especial, que pretende aprofundar o eixo temático de que a alfabetização mediática ocorre em condições diferenciadas, caracterizadas por competências culturais distintas (mediáticas e digitais) e entre gerações, como cidadãos analógicos e digitais, emigrantes e nativos digitais. Desde os retratos de família às selfies captadas pelos nossos telemóveis, das telenovelas e séries televisivas às redes sociais, são cada vez mais as imagens que consumimos e produzimos, a partir de uma diversidade de experiências e de memórias, de uma multiplicidade de estilos de vida e de usos dos media, que merecem ser repensados a partir da ideia de geração. 

Quais são os ambientes visuais de socialização das diferentes gerações? Que influências exercem no seu quotidiano, na sua experiência e na sua memória? Que papel tem a literacia visual e mediática no processo de compreensão da relação entre as várias gerações e os diversos média? Quais os contributos da cultura visual nos processos pedagógicos? Quais os contributos da perspetiva geracional para a compreensão das transformações e impactos da imagem na contemporaneidade?  A cultura visual constitui-se como aproximadora de gerações? Quais as propostas e reflexões teóricas mais adequadas no contexto atual? A cultura visual constitui-se como elemento inspirador para a profusão das metodologias participativas nesta área da chamada de artigos? A era digital e a sua cultura visual própria pode criar barreiras geracionais? A cultura visual digital assume uma perspetiva intergeracional?

 

vista – revista de cultura visual, é uma revista arbitrada por pares e opera num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática desta edição da revista. Os artigos podem ser enviados em inglês, português e espanhol para os e-mails dos editores convidados: apepanda@gmail.com; britesmariajose@gmail.com; inesamaral@gmail.com As orientações para autores podem ser consultadas aqui.  

 

 

Datas Importantes 

Data-limite de submissão dos trabalhos: 15 de março de 2019

Data-limite da notificação sobre a aceitação: 29 de abril de 2019

Publicação da revista: 31 de julho

 

 

 

 

Chamada Permanente de Trabalhos

As submissões para a vista - revista de cultura visual estão abertas em permanência. São aceites artigos, recensões (livros, filmes, exposições...), conversas e projetos visuais em torno da temática da imagem escritos em português, inglês, espanhol e francês. As normas de publicação encontram-se disponíveis aqui

 

As propostas podem ser enviadas para o email da vista: vista.culturavisual@gmail.com.