Projeto

  

Vista é superfície e é distância. É paisagem e é trajeto. É horizonte e é possibilidade. Com o aparecimento da fotografia, o termo vistasucede à designação de paisagem. Usada pelos primeiros fotógrafos para fazer referência aos clichés resultantes das suas expedições, a ideia de vista remete-nos ao advento do nosso denso universo de imagens técnicas, e, sobretudo, assinala a passagem de um mundo olhado a partir da perspetiva da arte a um mundo representado a partir do mais amplo horizonte da iconografia social e da cultura visual (que inclui as artes plásticas e a fotografia, e também o cinema, a televisão, os jogos de vídeo, a moda, a publicidade, a BD, o graffiti…).

 

 Desde a década de 1990, com os anúncios da viragem pictórica, que a cultura visual passou a ser um centro de interesse recorrente e privilegiado nas ciências sociais e humanas. É neste contexto que surge a Vista, como publicação semestral na área das Ciências da Comunicação. Criada em 2015 pelo Grupo de Trabalho de Cultura Visualda Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), pretende promover o debate  transdisciplinar em torno dos processos de mediação visual da cultura (fotografia, cinema, televisão, publicidade, jogos de vídeo e média digitais…).

 

 A Vista tem os seguintes objetivos:

 

- promover o pensamento crítico da imagem e o estudo dos objetos visuais na área das ciências da comunicação;

- difundir um conjunto de estudos, provenientes de diferentes domínios científicos, de diversos contextos geográficos e momentos históricos, que correspondam a posicionamentos teóricos e metodológicos heterogéneos em torno da cultura visual;

- diversificar os objetos de estudo no vasto domínio dos estudos da imagem de modo a pluralizar a partilha do visível, contribuindo ativamente para uma política do olhar;

- encorajar contribuições científicas mas também projetos visuais diversos em áreas como a fotografia, a vídeo-arte, a arte urbana, contribuindo para o questionamento das fronteiras entre a cultura científica e a cultura artística.